EDIÇÕES DE VIAGENS ENOGASTRONÔMICAS E CULTURAIS NA TOSCANA - ITÁLIA
EDIÇÕES DE VIAGENS ENOGASTRONÔMICAS E CULTURAIS NA TOSCANA - ITÁLIA
Na Toscana, não muito distante de Florença, existe um território maravilhoso e ainda pouco explorado pelos turistas, chamado Maremma. Lá escondem-se verdadeiras joias, que vão além das oliveiras e vinhedos: são as cidades que foram construídas sobre imensas rochas – as Cidades do Tufo.
O lugar é conhecido pelos seus burgos e fortes medievais, que convivem ao lado dos antigos centros do tempo dos etruscos e romanos, oferecendo um patrimônio arqueológico único no mundo. Um território capaz de oferecer novas emoções! A descoberta de lugares antigos, paisagens mágicas, cores e sabores esquecidos e os prazeres do vinho e da boa mesa.
O IDEIA ITÁLIA, especializado em viagens de estudo para a Itália, preparou para você um roteiro enogastronômico sensacional!
• FLORENÇA
Um grande museu a céu aberto. Foi o berço, não só do Renascimento Italiano, como também de ilustres personagens da história. Dante Alighieri, Leonardo da Vinci, Americo Vespucci, Sandro Botticelli, Donatello e Nicolau Maquiavel são alguns dos pintores, escultores e escritores que viveram na cidade.
Algumas mostras e museus:
Mostra Van Gogh e i Maledetti – Van Gogh e os Malditos (Auditório Santo Stefano al Ponte - Piazza di Santo Stefano 5)
Sagra delle Fritelle di Riso – Festival de Bolinhos de Arroz (San Donato in Collina)
Animalia Fashion
Museu da Moda e do Costume (Palazzo Pitti - Piazza de' Pitti 1)
O Rapto de Polixena (Galleria Degli Uffizi, Sala del Camino - Piazzale degli Uffizi 6)
A Porcelana entre Viena e Florença (Gallerie degli Uffizi - Piazzale degli Uffizi, 6)
Museu Gucci - Piazza della Signoria 10
Museu Salvatore Ferragamo - Piazza Santa Trinita 5/R
Museu Villa Bardini - Costa S. Giorgio 2-4
Alguns lugares para descobrir:
La Menagere – Concept Store - Inaugurado em 1896, foi a primeira loja de objetos para a casa de Florença. Hoje tornou-se um concept store com bar, restaurante e objetos de design (Via Dè Ginori, 8/R)
La Carraia Gelateria - Sorveteria (Piazza Nazario Sauro 25/r)
Perché no Gelateria - Sorveteria (Via Dei Tavolini 19/R)
Farmacia Santa Maria Novella – Farmácia histórica (Via della Scala 16)
Scuola Del Cuoio – Escola de artesãos do couro (Via San Giuseppe 5R)
All’Antico Vinaio – Sanduíches típicos (Via Dei Neri 65 R)
I Trippaio Fiorentino – Sanduíches (Via Vincenzo Gioberti 133R)
Mangia Pizza Firenze – Pizza (Via Lambertesca 24 / 26 R)
Amici di Ponte Vecchio (Via de' Bardi 49R)
Experimentar o sanduíche de covaccino (tipo focaccia) com queijo stracchino e linguiça.
Antica Friggitoria dell’Albero (Via dell'albero 16 R)
Experimentar os coccoli, um tipo de massa frita, acompanhada de salame, queijo pecorino, presunto ou queijo stracchino.
• A MAREMMA TOSCANA
É uma região geográfica e faz parte das províncias de Pisa, Livorno, Grosseto e Viterbo, num total de 5.000 km². Burgos e fortes medievais que convivem ao lado dos antigos centros do tempo dos etruscos e romanos, um patrimônio arqueológico único no mundo. O coração selvagem da Toscana com um estilo de vida baseado no respeito pelo meio ambiente, a cultura e as tradições.É aqui que se encontram as cidades do tufo, rocha porosa de origem vulcânica.
• Sorano – Città Del Tufo
Um vilarejo no alto da colina sobre uma grande rocha de tufo. O nosso hotel fica dentro da Fortaleza Orsini, do século XIV, onde fica também o museu da Idade Média e Renascença. A muralha da cidade remonta ao século XII, e foi construída pela família Aldobrandeschi, para fortificar o castelo medieval. Os Orsini, durante o Renascimento, a expandiram e reforçaram as paredes e construíram também, a Rocca Aldobrandesca . Uma parte da muralha é o Masso Leopoldino, uma imponente fortaleza construída pelos Lorena, no século XVII.
• Sovana – Città Del Tufo
Famosa pelos túmulos etruscos e uma vasta necrópole. Na Idade Média tornou-se uma cidade próspera e importante. A Igreja di Santa Maria Maggiore do século XII abriga obras do período Medieval e do Renascimento, até o século XVI. O Museo di Arte di Sovana com achados arqueológicos. A Rocca Aldobrandesca,uma fortaleza do período antigo da ocupação etrusca, porta de entrada da cidade.
• Pitigliano – Città Del Tufo
Conhecida também como a Pequena Jerusalém (Piccola Gerusalemme), devido à longa presença de uma comunidade judaica. Os hebreus, que se estabeleceram na cidade no século XVI, durante o fascismo, deixaram a cidade e se esconderam no campo, ajudados pelos outros habitantes de Pitigliano. Depois da Segunda Guerra Mundial, a comunidade judaica lentamente se dissolveu, mas o antigo bairro judaico ainda existe. Há uma sinagoga nos rochedos de tufo, lojas de produtos kosher e restaurantes de cozinha ítalo-judaica, como Il Tufo Allegro. Há também uma cidade subterrânea em Pitigliano.
Le Vie Cave – São estradas da Antiga Etrúria que foram preservadas. Ligam os assentamentos e necrópoles na área entre Sovana, Sorano e Pitigliano. São como paredões gigantescos escavados na rocha calcária, que podem superar 20 metros.
OUTRAS CIDADES
• Saturnia
Piscinas naturais, quase escondidas, onde a água beira os 38 graus. Frequentada já na época dos romanos, as águas sulfúricas eram utilizadas para alívio de dores musculares. Desde então, tornou-se uma verdadeira tradição, não apenas para usufruir dos efeitos terapêuticos, mas também como sinônimo de bem-estar.
• Bolgheri
A estrada que nos leva até Bolgheri, chama-se Viale dei Cipressi, com milhares de ciprestes em volta. Um vilarejo medieval com tradição literária pelo prêmio Nobel de Literatura em 1906, concedido ao poeta italiano Giosuè Carducci. Na década de 1970, com o sucesso do primeiro vinho produzido com uva francesa na Itália, o Sassicaia, a cidade começou a ver a sua história mudar. Hoje encontramos a mais perfeita adaptação das uvas típicas de Bordeaux, ao solo e ao clima italiano, em uma expressão única da força do terroir. A proximidade com o mar é responsável por grande parte dos mais incríveis vinhos do mundo. Vinhos já conhecidos e outros que descobriremos.