EDIÇÕES DE VIAGENS ENOGASTRONÔMICAS E CULTURAIS NA PUGLIA E BASILICATA - ITÁLIA
EDIÇÕES DE VIAGENS ENOGASTRONÔMICAS E CULTURAIS NA PUGLIA E BASILICATA - ITÁLIA
Puglia é a região da Itália que fica no salto da bota. Encontra-se entre dois mares, de um lado o Adriático com o seu tom esmeralda, e do outro, o Jônio com o azul turquesa. Um lugar ainda pouco conhecido, misterioso, de diferentes almas, entre natureza, sabor, tradição e história. De variadas e encantadoras paisagens, ritos e tradições incomparáveis, foi parte da Magna Grécia, com cidades de passado glorioso.
Atualmente tem uma significativa produção de azeite, uvas, frutas e peixes. A terra da burrata, do vinho primitivo, do azeite... E de tantas maravilhas enogastronômicas. Nós percorreremos o Valle D’Itria, a barroca Lecce e o Salento
Uma cidade da região Basilicata, ao lado da Puglia. Conhecida como “la Città Sotterranea” (a Cidade Subterrânea), foi esquecida e negligenciada por muitos anos. É um dos locais mais antigos de todo o mundo, provavelmente inabitada durante mais de 10 mil anos. As casas esculpidas em pedras, chamadas de “sassi”, serviram como assentamentos para monges no início do cristianismo. Foi Capital da Cultura Europeia de 2019. Um lugar que te faz voltar no tempo...
E a gastronomia? Os tomates secos, a famosa linguiça pezzente, o pão de Matera... Sabores históricos!
Encontra-se no alto da colina a 450 m do nível do mar. Um bosque de castanheiras, pinheiros, cerejeiras em meio aos chamados “trulli”, pequenas casas de camponeses feitas de pedras, em forma de cone.
Conhecida como a cidade branca, com muitas subidas e descidas, ladeiras estreitas, ruazinhas cheias de curvas e becos sem saída que criam um labirinto. E de repente, nos deparamos com as belas planícies cobertas de oliveiras ou o mar azul e estonteante da Puglia.
Conhecida como a Florença do Sul, Lecce é uma charmosa relíquia barroca no coração de Salento. Famosa também, pelo papel-machê, pela pedra típica da cidade, pelas especialidades culinárias e pelas igrejas maravilhosas.
Uma cidade da região Basilicata, ao lado da Puglia.
Conhecida como “la Città Sotterranea” (a Cidade Subterrânea), foi esquecida e negligenciada por muitos anos. É um dos locais mais antigos de todo o mundo, provavelmente inabitada durante mais de 10 mil anos.
As casas esculpidas em pedras, chamadas de “sassi”, serviram como assentamentos para monges no início do cristianismo. É a Capital da Cultura Europeia de 2019.
Um lugar que te faz voltar no tempo... E a gastronomia? Os tomates secos, a famosa linguiça pezzente, o pão de Matera... Sabores históricos!