EDIÇÕES DE VIAGENS ENOGASTRONÔMICAS E CULTURAIS NA LOMBARDIA/ VENETO - ITÁLIA
EDIÇÕES DE VIAGENS ENOGASTRONÔMICAS E CULTURAIS NA LOMBARDIA/ VENETO - ITÁLIA
MILÃO
É a capital da região da Lombardia, onde Leonardo da Vinci teve os anos mais produtivos da sua vida. O gênio renascentista não era milanês, mas passou 18 anos na corte de Ludovico Sforza, entre 1482-1500, deixando na cidade inúmeras obras, dentre elas, a obra prima “A Última Ceia” (L'Ultima Cena - 1495-1498).
ROTEIRO DA VISITA GUIADA COM A SAMANTHA MAGGI EM MILÃO…
O ponto de partida será o Duomo onde, ao lado, havia o Palazzo Ducale - provável residência de Leonardo da Vinci - e seguiremos para a Piazza della Scala. Em seguida, iremos em direção ao Castello Sforzesco, um monumento emblemático pela sua arquitetura e também por se tratar do local em que foram desenhados e criados os cenários da Festa del Paradiso. Depois, conheceremos os vinhedos do Leonardo da Vinci e, por fim, uma das suas mais renomadas obras “A Santa Ceia”.
MUSEUS DE MILÃO
Pinacoteca de Brera (Pinacoteca di Brera)
Essa pinacoteca contém uma das mais importantes coleções de pintura italiana do século XIII - XX.
Museu La Triennale (Triennale di Milano)
O museu está localizado dentro de um dos maiores parques de Milão, qual seja, o Parque Sempione (1923) e foi construído para receber exposições de grandes movimentos do design italiano contemporâneo, da arquitetura e da moda (século XX - atualidade).
Galeria de Arte Moderna de Milão (Galleria d'Arte Moderna)
Nesta galeria é possível admirar um acervo de quatro mil obras do neoclassicismo, romantismo, realismo e divisionismo.
Castelo Sforzesco (Castello Sforzesco)
Foi construído por Francesco Sforza no século XV. Além de ser um dos maiores símbolos históricos de Milão, é também a sede dos Museus Cívicos da cidade e dispõe de uma das maiores e mais importantes coleções de arte da Itália desde 1986, distribuídas na Pinacoteca do Castelo, Museu de Arte Antiga, Museu de Artes Decorativas, Museu de Pré-História, Museu Egípcio, Salões de Visconte, Arquivo Histórico Cívico e Biblioteca Trivulziana. Neste castelo é possível encontrar o Código Trivulziano de Leonardo da Vinci e a “Pietà Rondanini”, que foi a última escultura de Michelangelo.
Pinacoteca Ambrosiana (Veneranda Biblioteca Ambrosiana)
É o museu mais antigo de Milão, com obras de Antonio Canova, Pompeo Marchesi, Caravaggio, Botticelli e Leonardo da Vinci.
Museu do Novecento (Museo del Novecento)
Possui obras de arte pertencentes ao século XX, criadas, entre outras, por Fontana, Soffici, Boccioni, Kandinsky e Picasso.
Museu Teatral alla Scala (Museo teatrale alla Scala)
O acervo é composto por uma rica coleção de figurinos, desenhos cenográficos e autógrafos do Teatro alla Scala e, ainda, retratos, cartas e instrumentos musicais antigos.
SONDRIO
Está localizado no coração da Valtellina, ou seja, no meio dos alpes italianos. A Valtellina é um vale que faz fronteira com a Suíça, conhecido pela sua enogastronomia, pelas suas belezas naturais e pelos seus vinhedos em terraços ao longo das colinas e montanhas da região.
VENEZA
É a capital da região do Vêneto. A cidade é formada por cerca de 118 ilhas e tem mais de 400 pontes que fazem a ligação de cerca de 150 canais. É uma espécie de museu a céu aberto, que mistura a beleza natural de seus canais com o esplendor de construções monumentais.
MUSEUS DA CIDADE DE VENEZA:
Academia de Belas Artes de Veneza (Galleria Dell’Accademia)
Nesta galeria se encontra a mais importante coleção de pintura veneziana do mundo.
Coleção Peggy Guggenheim
Um acervo com obras cubistas, expressionistas, futuristas e surrealistas de Picasso, Mondrian, Salvador Dalí, Jackson Pollock, Calder, Giacometti, entre outros.
Pinault Collection (Punta della Dogana)
Centro de Arte Contemporânea
Ca' d’Oro Galleria Giorgio Franchetti
Acervo da coleção do barão Giorgio Franchetti, com móveis, esculturas e pinturas.
Ca' Pesaro
Além de ser um lindo palácio de fachada barroca, com detalhes e estátuas do século XVII, também abriga a Galeria Internacional de Arte Moderna e o Museu de Arte Oriental de Veneza.
Museu de Palazzo Mocenigo (Museo di Palazzo Mocenigo)
História da moda e do costume.
Palácio Fortuny (Palazzo Fortuny)
O Palazzo Fortuny é um palácio gótico de Veneza e onde se encontra o museu do artista Mariano Fortuny.
Palácio Ducal (Palazzo Ducale)
É um símbolo de Veneza, o centro da vida na cidade, a residência do Doge, sede do governo e do tribunal.
Museu Correr (Museo Correr)
Para descobrir a arte e história de Veneza.
Palácio Grassi (Palazzo Grassi)
Neste palácio se encontra a Galeria de Arte Moderna e Contemporânea.
Ca’ Rezzonico
Este palácio foi construído no século XVII e possui a maior coleção de móveis antigos da cidade, em salas decoradas em estilo barroco. Nele é possível admirar várias obras de artistas venezianos como, por exemplo, Tintoretto e Canaletto.
ROTEIRO DA VISITA GUIADA COM A LUISELLA ROMEO EM VENEZA…
Scuola Grande di San Rocco
A Scuola, situada ao lado da igreja de San Rocco, mostra a grandiosidade e riqueza de Veneza no século XVIII. É considerada a Capela Sistina de Jacopo Tintoretto - um dos grandes mestres renascentistas e da Escola Veneziana. O artista levou 23 anos para pintar as cinquenta e quatro obras nas paredes e no teto dos três salões do local.
Tessitura Luigi Bevilacqua
Uma tecelagem histórica que produz tecidos preciosos para mobiliário e alta costura desde 1.499.
Mercato di Rialto
O Mercado de Rialto é uma parada obrigatória para quem deseja conhecer a história dos costumes e da gastronomia veneziana. É um mercado bem antigo (existe desde 1097), com peixes frescos, frutas, legumes coloridos, pimentas e temperos.