EDIÇÕES DE VIAGENS ENOGASTRONÔMICAS E CULTURAIS EM PIEMONTE - ITÁLIA
EDIÇÕES DE VIAGENS ENOGASTRONÔMICAS E CULTURAIS EM PIEMONTE - ITÁLIA
CIDADES ONDE FICAREMOS HOSPEDADOS:
Turim
A cidade foi capital do Ducado de Savoia no séc. 17, do Reino da Sicília e da Sardenha no séc. 18 e também foi a primeira capital da Itália depois da unificação em 1861. Todo esse ar de nobreza se vê na arquitetura da cidade, com os seus grandes palácios e praças imponentes.
Opções de passeio em Turim que não estão incluídas no nosso roteiro:
Porta Palatina
Representa a principal evidência arqueológica da fase romana. Trata-se de um dos antigos portões que existiam na cidade murada. Fica no bairro Quadrilatero.
Galleria Sabauda
A Galleria Sabauda é uma pinacoteca fundada em 1832. Possui uma das coleções mais importantes da Itália. Situa-se na Piazzetta Reale.
Catedral de São João Batista (Santo Sudário)
O Duomo di Torino, também conhecido como a Catedral de São João Batista, é a igreja mais importante da cidade. É nela que está guardado o Santo Sudário. Situa-se na Piazza San Giovanni, 10122.
Palazzo Reale
O Palácio Real de Turim é, sem sombra de dúvida, o mais belo e requintado da cidade. Foi o primeiro construído pela família de Savoia. Fica na Piazzetta Reale,1.
Igreja de San Lorenzo
Em estilo barroco, a sua construção teve início em 1634 e foi finalizada em 1680. Fica na Via Palazzo di Città,4.
Palazzo Madama
O Palazzo Madama é Patrimônio da UNESCO e faz parte do conjunto das residências da Casa de Savoia. Situa-se na Piazza Castello, 10122. 6
Museu do Risorgimento
É o mais importante museu da Itália sobre a Unificação Italiana. Situa-se na Via Accademia delle Scienze, 5.
Museu do Automóvel
Fundado em 1960, possui um acervo de, aproximadamente, 200 carros de 80 marcas e 8 países diferentes. Fica no Corso Unità d'Italia, 40.
Basílica de Superga
Foi construída no alto de uma colina, entre 1717 e 1731, pelo rei Vittorio Amedeo II de Savoia. Sua construção ocorreu como agradecimento à Virgem Maria, depois de derrotar o cerco francês a Turim em 1706. Estrada Basilica de Superga, 73
Igreja Gran Madre
Foi construída para celebrar o retorno do Rei Vittorio Emanuele I depois da derrota de Napoleão. Piazza Gran Madre di Dio, 4
Parque do Valentino
Fica em frente ao nosso hotel. É considerado o mais bonito da cidade. Além de dar um passeio, vale visitar o Castelo Valentino que foi propriedade da família de Savoia e o Borgo Medieval que ficam no parque. Corso Massimo d'Azeglio, 10126
Cafés históricos:
Caffè Fiorio - Rua Po, 8
Caffè Al Bicerin - Piazza della Consolata, 5
Caffè Mulassano - Piazza Castello 157
Feiras
Vintage della Gran Madre: Feira vintage. No terceiro domingo do mês, perto da Praça della Gran Madre.
Mercato di Piazza Benefica: É a feira mais chique da cidade. De segunda a sábado. Mercado das Pulgas de Porta Palazzo Conhecido também como Balon, é o mais histórico e famoso da cidade. Para quem gosta de antiquários. Acontece entre as ruas Borgo Dora, Lanino e Mameli.
Praças
Piazza Castello, Piazza San Carlo, Piazza Vittorio e Piazza Palazzo di Città.
Alba
Alba é conhecida como a cidade das cem torres, muitas delas estão concentradas no centro histórico. As praças principais são a Piazza Savona e a Piazza Risorgimento, onde está localizada a catedral gótica de San Lorenzo. Vale a visita ao museu Federico Eusebio que conta os 8.000 anos de história de Alba e da região.